Medicina de ponta, não invasiva: importante conquista da Medicina Estética, a técnica conhecida como thermalift ou radiodermoplastia chega ao Brasil logo após seu lançamento nos Estados Unidos, já aprovada pelo FDA (órgão responsável pela regulamentação de medicamentos e tratamentos).
O procedimento é conduzido por um médico especializado e tem como suporte um aparelho de última geração, o ThermaCool. Não há mágica: somando alta tecnologia e total segurança, o tratamento combate a flacidez cutânea ao promover de forma simples e inteligente a remodelação do colágeno.
Quando o procedimento é indicado?
Ele representa uma alternativa para aqueles que não querem, receiam ou não podem fazer uma cirurgia estética, sendo indicado quando há rugas leves ou moderadas, reflexo de enfraquecimento do colágeno. O tratamento é capaz de suavizar a flacidez da face e do pescoço; elevar o supercílio e, assim, “levantar” o olhar; atenuar marcas de expressão como o “bigode chinês” e os sulcos faciais. Ao combater a flacidez cutânea, o procedimento também prolonga os resultados da cirurgia plástica. Outra boa indicação do thermalift é como tratamento de acne ativa e cicatrizes dela resultantes, em pacientes a partir de 14 anos.
Quem pode submeter-se ao thermalift?
O tratamento oferece a vantagem de ser adequado a ambos os sexos, a qualquer fototipo de pele (de branca à negra, incluindo as bronzeadas) e de não interferir em qualquer prescrição cosmética.
Quais são as contraindicações?
O thermalift é contraindicado durante a gravidez, em fase de amamentação, para portadores de marca-passo e próteses metálicas, em presença de colagenoses, durante o uso de isotretinoína oral e após peeling de fenol ou de CO2.
Como funciona o tratamento?
O ThermaCool emite, através de uma ponteira descartável, ondas de radiofrequência. A superfície cutânea é resfriada e depois sofre um aquecimento, que resulta justamente da radiofrequência produzida pelo aparelho. Isso provoca a contração do colágeno e sua consequente reorganização. Em resposta, o organismo faz a sua parte: começa a produzir novo colágeno, que se reflete, pouco a pouco, em uma pele mais firme e jovem. Foi devido a esse resultado que o ThermaCool também passou a ser chamado de thermalift ou radiodermoplastia.
O tratamento é doloroso?
O paciente sente um aquecimento rápido da área a ser tratada conforme as camadas mais profundas da pele vão sendo atingidas. Para atenuar essa sensação, o aquecimento é precedido e seguido por resfriamento também gerado pela ponteira do aparelho. E, em respeito ao limiar de percepção dolorosa de cada paciente, indica-se a aplicação de um creme anestésico 1 hora antes do procedimento, o que garante maior conforto durante o tratamento.
Qual é a duração da sessão?
Cerca de 1 hora após a aplicação do creme anestésico, inicia-se o procedimento propriamente dito e que pode durar de 70 a 110 minutos, tempo máximo definido pelo circuito computadorizado da ponteira. Dependendo da extensão da área a ser tratada, o médico decidirá pela ponteira mais adequada ao tratamento, que poderá emitir 150 ou 300 disparos.
Em quanto tempo se pode retomar à rotina?
A recuperação é outro item que o procedimento demonstra ser eficaz e não invasivo: a maioria dos que se submetem ao procedimento retoma prontamente suas atividades. Muitos pacientes saem da sessão direto para o trabalho, a escola ou mesmo para praticar um esporte ou tocar sua vida social. Alguns, no entanto, podem apresentar em maior ou menos grau: ardor, eritema (vermelhidão) ou edema (inchaço), sintomas que desaparecem em 2 ou 3 dias.
Qual é a margem de segurança do tratamento?
O thermalift é totalmente seguro. Os resultados, em centenas de pacientes avaliados com todo rigor, indicam um índice mínimo de efeitos adversos, como os descritos anteriormente.
Qual o índice de sucesso do thermalift?
Já se pode afirmar que 30% dos resultados são considerados excelentes e 50%, muito bons. Entretanto, cerca de 20% dos pacientes apresentam resultados modestos, necessitando de novo tratamento para tentar obter uma resposta satisfatória.
Em que prazo os resultados se tornam visíveis?
As pesquisas indicam que a maioria dos pacientes começa a obter resultados 2 meses depois do procedimento, com efeitos totais em 6 meses. Vale registrar que algumas pessoas que se submeteram ao thermalift observaram resultados em prazo ainda menor.
E qual é a durabilidade dos resultados?
Os estudos realizados confirmam que os resultados podem durar até 18 meses, de acordo com o processo de envelhecimento natural de cada paciente.
Além do rosto, o ThermaCool pode ser aplicado em outras áreas do corpo?
Sim. Os resultados preliminares têm sido surpreendentes. O tratamento pode ser indicado para pequenos graus de ptose (queda) das mamas, para “enxugar” a face interna dos braços e das coxas e para suavizar a flacidez periumbilical (no abdômen).
O que é colágeno?
Colágeno é a substância que garante firmeza à pele. Ou seja, ele constitui a principal estrutura de sustentação cutânea. Com o envelhecimento, a exposição ao sol e as agressões ambientais, essa estrutura se enfraquece, revelando os sinais de envelhecimento, como flacidez e rugas.