Tratamentos

Lumini

Indicações:
O equipamento LUMINI é indicado para o tratamento de acne, manchas na pele, olheiras e marcas de expressão, através do uso de Led Azul (comprimento de onda de 470nm) e Laser Vermelho (comprimento de onda de 630 a 690nm).

Efeitos das luzes azul e vermelha

Luz Azul:
A deposição de Luz Azul faz com que radicais livres se associem às moléculas de hidrogênio, promovendo o rompimento das ligações bivalentes entre átomos de carbono. Esse rompimento ocasiona simplificação dos compostos carbônicos, o que gera a percepção estética de clareamento. Outro efeito igualmente importante pode ser observado a partir da quebra das moléculas de água, o que acarreta uma imediata ionização com liberação de íons hidroxila que, ao se acumularem na membrana celular, criam um efeito de alteração na tensão superficial, acarretando uma percepção estética provisória de intumescimento e firmeza dos tecidos.

Luz Vermelha:
A deposição de energia no comprimento de onda do vermelho oferece uma nova via de obtenção de energia para a célula, sem que seja necessária a decomposição de compostos orgânicos. Quando esta via de obtenção é acionada, inibe-se a quebra de ácidos graxos, que são grandes acumuladores de energia. Esta nova via de obtenção de energia acarreta, na área irradiada, a inibição da presença de elementos inflamatórios decorrentes da quebra de ácidos graxos. Estes elementos, como a prostaglandina, são essenciais na cascata de inflamação, e sua inibição tem o efeito de amenizar a dor e o edema, além de provocar o aumento da circulação periférica local. A energia depositada no comprimento de onda do vermelho ativa diretamente um cromóforo localizado na mitocôndria (centro produtor de energia da célula). Assim, os processos de multiplicação celular que consomem grande quantidade de energia são ativados, o que acelera o processo de reparação celular.

Terapias:

Acne:
A acne é uma doença inflamatória da unidade polissebácea, que compreende o pelo e a glândula sebácea. Manifesta-se na face e porção superior do tórax, regiões onde há maior atividade das glândulas sebáceas.

Clareamento de manchas:
A pele é composta de moléculas de carbono, que tendem a se unir sequencialmente em ligações bivalentes com moléculas de hidrogênio, formando longas espirais agrupadas por afinidade elétrica. A aglutinação destas estruturas carbônicas forma substâncias que absorvem energia (cromóforos) e causa aspecto de escurecimento ou manchas na região de maior incidência.

A deposição de energia através da Luz Azul estimula compostos presentes na melanina e produzem radicais livres no formato de oxigênio livre e peróxido de hidrogênio. Essas substâncias são extremamente reativas e removem elétrons das moléculas das pontes de hidrogênio, rompendo a conjugação carbônica e produzindo compostos simplificados.

Estes compostos simplificados têm sua capacidade de absorção de energia (Luz) reduzida e consequentemente a capacidade de refletir luz é aumentada substancialmente, criando o efeito estético de clareamento. É importante ressaltar que o método é biológico, de fisiologia conhecida e utiliza luz dentro do espectro visível, não propondo, assim, perda de substância ou esfoliação da região. Não há alteração permanente da estrutura dos tecidos e nem a presença e calor é suficiente para produzir queimaduras ou qualquer desconforto.

Marcas de expressão e olheiras:
À medida que a região escolhida recebe a incidência da Luz Azul, é estimulada a produção de radicais livres a partir de compostos melânicos. Estas espécies de oxigênio reativo têm afinidade pelo hidrogênio presente na água. Desta maneira, o oxigênio livre reage com o hidrogênio da água, produzindo hidrólise e consequente formação de íons livres, que vão se aderir à parede da membrana citoplasmática dos tecidos. Esses íons livres vão notadamente se conjugar a moléculas de oxigênio e estimular a presença da água da região, criando uma alteração da tensão superficial da pele, com efeito estético de expansão dos tecidos, diminuindo eventuais dobras da pele e vincos de expressão.