A massagem modeladora é feita com manobras intensas de amassamento, deslizamento e pinçamento, fazendo uma manipulação dos nódulos de gordura e desencadeando um processo de estimulação que aumenta a circulação sanguínea no local, ocasionando a nutrição tecidual, além de aumentar a circulação linfática, causando a remoção dos produtos catabólicos que são liberados com a massagem. A massagem também realiza estimulação das funções viscerais e causa um relaxamento muscular local e geral.
Com a massagem modeladora, os nódulos de gordura são dissolvidos e vão para a corrente sanguínea. Em seguida, o corpo elimina as toxinas por meio de urina ou fezes, realizando a perda de gordura localizada e atuando como tratamento das celulites, que nada mais são que distúrbios na microcirculação, no tecido adiposo e na derme.
Essa técnica é totalmente manual, apenas com a utilização de cremes com propriedades ativas que favorecem a quebra de gordura, como a cafeína, que atua diretamente nas gorduras centrais e periféricas, além de reduzir a espessura da hipoderme. Essa massagem auxilia na penetração na pele dos produtos utilizados durante a técnica, aumentando a capacidade de absorção de suas propriedades ativas. Os movimentos das mãos ajudam a fazer o transporte das toxinas liberadas pela quebra da gordura localizada para os vasos sanguíneos.
É importante saber que essa técnica é feita de forma forte e intensa, podendo ser um pouco desconfortável, mas sempre no limite do paciente. Ao final de cada sessão, é normal a pele ficar um pouco avermelhada, pois foi feito um aumento na circulação local. Mas a pressão da massagem não pode ser muito forte, pois pode causar rompimento dos vasos, causando pequenas hemorragias e deixando a pele com hematomas. Se isso ocorrer, a microcirculação, que já tinha distúrbios, vai ficar mais debilitada ainda, dificultando a eliminação das toxinas, prolongando mais o tratamento. Muitas pessoas acreditam que dor é um sinal de que o tratamento está fazendo efeito, o que é totalmente errado. A massagem bem feita é aquela que reduz a gordura localizada sem precisar machucar a paciente. Por isso, desconfie se o profissional disser que é normal a pessoa ficar levemente machucada ou com desconforto causado por hematomas.