Tratamentos

Mesoterapia

A intradermoterapia ou mesoterapia é uma técnica dentro da medicina estética que consiste na injeção intradérmica de substâncias que irão promover um determinado tratamento. Usa-se uma agulha especial, muito fina, de quatro ou seis milímetros de comprimento, para a injeção de drogas na camada dérmica ou hipodérmica.

Os medicamentos devem ser administrados em pequenas quantidades em cada ponto de aplicação, no máximo 0,2 mililitros, e espalhados em todo leito a ser tratado com vários pontos neste mesmo leito.

Ao aplicar um medicamento perto do local afetado pela patologia, que não atinja leito sanguíneo, e que portanto não se espalhe por todo organismo, a ação deste tratamento será muito mais efetiva que pelas vias tradicionais. Quando se administra um medicamento pela via oral, este medicamento passa pelo tubo intestinal, atingindo a circulação venosa, passando pelo coração para daí atingir o tecido a ser tratado.

Isto faz com que uma grande quantidade de medicamento seja administrada, para uma pequena quantidade a atingir o tecido a ser tratado.

Na intradermoterapia, é necessária uma quantidade muito menor de medicamento, evitando os efeitos colaterais esperados destes medicamentos, como gastrites, entre outros. O princípio do tratamento baseia-se em conceitos muito conhecidos pela medicina clássica, que são três:

1- estimulação neurosensorial da puntura
2- estimulação imunológica local da pequena irritação local provocada
3- efeito farmacológico do medicamento

As drogas irão promover a “queima” de gordura localizada, drenagem linfática, estimulação de células fibroblásticas para a produção de fibras colágenas e elásticas e até estimulação do couro cabeludo para crescimento capilar. Dessa forma, é usada como técnica de tratamento para gordura localizada, celulite, flacidez de pele, estrias, calvície.

As sessões têm intervalos semanais ou quinzenais, devido à dose máxima de alguns medicamentos. Por isso, é um tratamento exclusivamente médico devido aos riscos de choque anafilático e edema de glote. O n° de sessões varia, dependendo da patologia e área a serem tratadas e do perfil de cada paciente.