A aplicação de preenchimento é realizada através da introdução de uma substância que irá “preencher” uma ruga ou vinco, estimulando também as fibras pré-existentes. A duração do resultado dependerá da substância que for utilizada, pois existem materiais permanentes e não-permanentes.
O ativo mais utilizado para preenchimentos é o ácido hialurônico, componente natural da pele e responsável também por sua hidratação.
Essa substância não é definitiva e compatível com a pele, porém não provoca alergia. Existem outras substâncias utilizadas no preenchimento: colágeno (não definitivo), metacrilato (definitivo), dimetilsiloxane (definitivo), acrilamida (definitivo), entre outros. Em relação ao produto a ser aplicado, é necessário saber da sua aprovação e legalização pelo Ministério da Saúde (ANVISA).
O preenchimento é realizado com agulhas especiais e a técnica empregada ponto a ponto ou por retroinjeção. No pós-procedimento, poderão ocorrer eritema e formação de hematomas, porém esses efeitos dependerão do tipo do produto aplicado, assim com também da idade do paciente e da quantidade da substância aplicada. O resultado final do preenchimento poderá ser observado em aproximadamente 15 dias. A duração deste resultado dependerá muito do material utilizado e da resposta individual do paciente.
Algumas regras são importantes na utilização destas substâncias: